Prevenção a chave do Sucesso!

    Introdução

    Já dizia o ditado: prevenir é melhor do que remediar.

    Na odontologia consultas preventivas facilitam a identificação precoce de doenças ou problemas bucais, evitando que até se instalem ou se agravem em nossa boca. Considerando que a pior consequência dos problemas bucais é a perda dos dentes e osso dos maxilares, quanto mais se adia as consultas odontológicas, maiores poderão ser os problemas bucais e estes podem estar se instalando sem percebermos.

    Por que ir ao dentista periodicamente?

    Muitos pacientes adiam as consultas odontológicas por medo ou achar que só deveriam procurar o dentista quando tiver dor ou algo que esteja incomodando muito. Além disso, muitos relatam traumas na infância por isso temem o tratamento odontológico. Certamente o primeiro contato que ele teve com o dentista foi devido uma dor intensa ou um trauma dentário, ou seja, a experiência não foi nada positiva, causando muito medo do dentista.

    E como dizem: vai mesmo com dor!

    Tem problemas que não tem como escapar, só o profissional dentista que vai resolver, não tem remédio que melhore, não tem pasta de dente que resolva. Portanto, consultas periódicas vão evitar muitas vezes que a ida ao dentista aconteça em uma urgência.

    Prevenção Odontológica

    Um dos pontos chaves da prevenção odontológica é a escovação dentária diária. Sendo esta eficaz, teremos dentes e gengiva saudáveis para a vida toda. Além disso, essa limpeza deverá ser detalhada, com uso de três itens básicos: escova macia, creme dental e fio dental.

    O objetivo da escovação é a remoção mecânica da placa bacteriana da superfície dental, principal causadora das cáries e cálculo dentário. Entretanto, quando não conseguimos remover essa placa bacteriana em casa, esta deverá ser removida no consultório odontológico.

    Uma vez que nem sempre a limpeza dos dentes em casa é eficaz, necessita fazer uma revisão no consultório odontológico. Em outros casos, o paciente é mais susceptível ao acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, dificultado a remoção completa. Cada caso é um caso, e deverá ser avaliado individualmente. Desse modo, uma consulta odontológica de prevenção periódica poderá prevenir muitos problemas bucais.

    Consulta Odontológica de Prevenção

    As consultas odontológicas de prevenção têm por objetivo avaliar e manter a saúde dos dentes e gengiva. O profissional dentista de sua confiança saberá avaliar a necessidade de intervenções através do exame clínico e exame radiográfico, que também poderá ser solicitado.

    Os três principais problemas identificados nas consultas de prevenção aqui no consultório:

    – Sangramento gengival

    – Cárie e infiltração de restauração

    – Lesão periapical no osso, causada principalmente pela necrose pulpar.


    E qual deverá ser o período para retorno?

    Como disse cada paciente deverá ser avaliado de forma individual, às vezes a consulta deverá ser anual, semestral, trimestral ou até mesmo bimestral. Em conclusão, a consulta odontológica de prevenção periódica é chave do sucesso na sua saúde bucal.


    Faça suas consultas periódicas com seu dentista de confiança e compartilhem o texto para amigos e familiares.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *