Por que realizar o tratamento de canal?

Introdução

Muitos pacientes chegam no consultório sem saber ao certo o que é o Tratamento de Canal ou Endodontia.

Para simplificar, os nossos dentes são compostos de três tecidos diferentes: o esmalte, a dentina e a polpa. A POLPA é a grande vilã quando se fala de tratamento de canal.

Está localizada bem no centro do dente, e nela está presente vasos sanguíneos e nervos. Ela é muito importante para a saúde dos nossos dentes.

Quando a POLPA é atingida, seja por cárie ou um trauma dentário, ela começa a passar por um processo inflamatório, e a partir de um diagnóstico feito por um dentista especialista em ENDODONTIA (ENDO= dentro, DONTIA=dente), às vezes vai precisar do TRATAMENTO DE CANAL.

Como saber se preciso fazer o Tratamento de Canal?

Quando sentimos dor de dente ou algum incomodo nos dentes é um sinal que este precisa ser avaliado por um dentista.

Exames clínicos e radiográficos são fundamentais para avaliar se o dente precisará de um tratamento de canal.

Algumas vezes o dente vai precisar deste tratamento, mesmo que não esteja sentindo dor de dente naquele momento. Por isso o diagnóstico do dentista é importante.

Exame clínico, o que será avaliado?

O diagnóstico é a parte mais importante do tratamento, deve ser detalhado. Na consulta odontológica o dentista tem alguns quesitos para serem avaliados:

1- Cárie visível nesse dente

2- Restauração desadaptada ou infiltrada

3- Alguma fístula na gengiva

4- Alteração da cor do dente

5- Trinca ou fratura visível do dente

6- Inchaço na face ou gengiva

7- Dor na percussão ou palpação

8- Profundidade de bolsa periodontal

9- Teste de sensibilidade


Às vezes pode gerar alguma dúvida em qual dente está o problema.
O dentista solicitará exames de radiografia ou tomografia computadorizada cone bean e até mesmo realizar alguns procedimentos para saber exatamente qual o dente que irá precisar fazer o tratamento de canal.

Qual exame de radiografia será solicitado?

Existe vários exames de radiografia, e cada um serve para avaliar uma região da face, boca ou dentes.

A radiografia periapical, aquela menorzinha, é o exame de escolha para avaliar a saúde pulpar dos nossos dentes. Nela conseguimos avaliar a presença de cárie, alguma lesão no osso ou alterações ao redor do dente.

Como é realizado o Tratamento de Canal?

Depois de concluído o diagnóstico do dente a ser tratado, aí sim será feito o procedimento do tratamento de canal, a Endodontia.

Inicialmente será removido totalmente a polpa dentária, essa polpa pode estar inteira, pode estar passando por um processo inflamatório ou já necrosada.
Caso necrosada ou infeccionada, toda infecção e secreções produzidas, devido a necrose, também será removida durante o tratamento de canal do dente.

Existe várias técnicas para realizar a Endodontia. O espaço que estava a POLPA DENTÁRIA será limpo quimicamente e mecanicamente com uma substância química e com limas rotatórias e manuais.

Após concluída essa limpeza e modelagem, será feita a obturação do canal, que é o preenchimento desse local onde estava a polpa dentária. Existe várias técnicas para a obturação do canal, na maioria das vezes será feita com os cones de guta percha, que é um tipo de resina, juntamente com o cimento endodôntico.

O objetivo do tratamento de canal é limpar, modelar e vedar toda a extensão da parte interna do dente.

Quando o tratamento de canal finaliza, o dente deve ser restaurado com resina composta, ou um pino e coroa de porcelana.

Alguma dúvida?

Compartilhem com amigos e familiares essas informações!

2 comentários em “Por que realizar o tratamento de canal?”

  1. Me ajuda numa situação difícil
    Tive uma infiltração no dente da frente inferior.
    Fizeram uma restauração, mas como não parou de doer fez radiografia e era canal , aí fizeram o canal e colocou pino no canal., Não postou de doer aí abriu e retirou tudo, muito sofrimento, agora tentam limpar coloca remédio e nada , quatro dentista da clínica já mexeu e ainda não parou de doer .
    Será o que está acontecendo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *